Notícias

15 de maio de 2018 às 02:00

Cortejado após desistência de Joaquim Barbosa, PSB se reunirá com PT e PDT

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, agendou encontro com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, nesta terça-feira (15), em Brasília. No dia seguinte, ele se encontra com Carlos Lupi, do PDT.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, agendou encontro com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, nesta terça-feira (15), em Brasília. No dia seguinte, ele se encontra com Carlos Lupi, do PDT.

Com 26 deputados e cinco governadores, o PSB passou a ser cortejado pelos dois partidos depois que o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa anunciou que não concorrerá à Presidência.

O PSB quer o apoio do PT em Pernambuco, onde já governa. Mas a direção petista insiste em condicionar um acordo ao apoio dos socialistas a Lula, ou a quem substituí-lo, no plano nacional.

O PT também poderá propor um pacto de não agressão em SP, onde o governador Márcio França, do PSB, concorre à reeleição.

Carlos Siqueira diz que “o PSB tem tempo” para decidir e que por enquanto só está disposto a discutir os cenários estaduais.

E o PT encomendou pesquisa para avaliar a situação eleitoral de Lula depois do noticiário de que ele poderia desistir da candidatura para apoiar um “plano B” do PT. Da prisão, o ex-presidente afirmou que não abre mão de registrar seu nome para concorrer.

O prazo para lances no leilão do tríplex de Lula ordenado por Sergio Moro se encerra nesta terça (15). 

Nenhuma proposta de compra havia sido feita até a noite de segunda (14).

O jornalista Claudio Dantas, do site “O Antagonista”, está obrigado a doar 30 cestas básicas para a Casa da Mãe Preta do Brasil, em Brasília. Ele assinou há alguns dias um acordo judicial com o ministro Gilmar Mendes, do STF, que o processava por danos morais: o repórter tinha divulgado o número do celular do magistrado no Twitter.

No acordo celebrado, Gilmar Mendes “concorda” com a doação e “a tem como recomposição dos danos morais que entende haver sofrido”. A ação foi encerrada.

O Buena Vista Social Club fez show no sábado (12), no Tom Brasil. Os músicos Omara Portuondo, Eliades Ochoa, Barbarito Torres e Carlos Calunga se apresentaram na noite. O diretor artístico do espaço, Elvis Patez, assistiu ao espetáculo da plateia.?

A cantora cubana Omara Portuondo, que ajudou a lotar o Tom Brasil num show do Buena Vista Social Club no sábado (12), volta ao país no segundo semestre. No dia 6 de outubro, ela se apresenta na mesma casa de espetáculos com a brasileira Vanessa da Mata.

O procurador-geral de Justiça de SP, Gianpaolo Poggio Smanio, determinou o arquivamento de inquérito contra o governador Márcio França (PSB). Ele era investigado sob suspeita de participação em um esquema de fraude em licitações e superfaturamento de contratos na Codesp, estatal que administra o Porto de Santos.

Como assumiu o governo de SP, o processo de França foi enviado para a Procuradoria-Geral em abril, a quem cabe investigar o governador do estado. Smanio encaminhou o pedido de arquivamento ao Conselho Superior do Ministério Público, que pode decidir pela homologação ou por fazer novas exigências de investigação.

“O PGJ promoveu o arquivamento parcial do inquérito civil porque não há indícios da participação do governador Márcio França nos fatos analisados”, diz a assessoria de imprensa do Ministério Público estadual.

Os músicos Roberto Menescal e João Donato apresentaram o show “Os Bossa Nova”, que também reúne Carlos Lyra e Marcos Valle. Os escritores José Roberto Walker e Gabriel Chalita assistiram ao espetáculo, que foi realizado na sexta-feira (11), no Sesc Pinheiros. 

A Latam verificou em investigação sobre seu programa de fidelidade que o titular de uma conta conseguia transferir pontos para a compra de passagens para 50 CPFs diferentes em um único dia. Para reprimir o mercado paralelo de pontos, a empresa decidiu limitar as transferências de cada cliente para 25 outras pessoas por ano. A regra passa a valer a partir de agosto.

Um grupo de ao menos 65 entidades assina uma carta aberta que será divulgada nesta terça (15) em apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo Ministério Público de SP contra o direito de protocolo --mecanismo legal que garante que, em caso de mudanças na legislação urbanística, projetos de edifícios já protocolados são avaliados pelas regras antigas.

Entre as organizações que assinam o documento estão o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de SP,  a Rede Nossa São Paulo e o LabCidade, da USP. A carta argumenta que a norma provoca uma corrida do mercado imobiliário para aprovar projetos às vésperas de mudanças para legislações mais rigorosas.

A apresentadora de televisão Chris Flores, o chef de cozinha Henrique Fogaça e sua mulher, a engenheira Carine Fogaça, assistiram ao show do roqueiro Ozzy Osbourne, no Allianz Parque, no domingo (13). O músico e humorista Bruno Sutter também passou por lá. 

A mostra “Frida & Diego - Fragmentos”, abre nesta terça no Centro Paula Souza.

O filme “Antes Que Eu Me Esqueça” tem pré-estreia nesta terça. Às 21h, no shopping Cidade Jardim.

Lucas Di Grassi palestra nesta terça no evento Energy Disruptors, no Canadá.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Fonte: FOLHA

comentários

Estúdio Ao Vivo